Henrique Théberge

Henrique Théberge

Voltar

Nasceu Henrique Théberge em Recife, Pernambuco, no dia 27 de junho de 1838, e faleceu em Fortaleza no dia 11 de junho de 1905. Filho do Dr. Pedro Théberge, médico francês e grande historiador do Ceará, e de D. Maria Elisa Soulé Théberge.

Veio para o Ceará em companhia dos pais indo residir na cidade de Icó, onde fèz os primeiros estudos. Sentando praça no 1° Batalhão de Artilharia a Pé, então sediado nesta capital, viajou para o Rio de Janeiro onde se matriculou na Escola Militar e, saindo alferes-aluno, com a conclusão simultânea do curso de Agronomia, foi promovido a tenente em 1864.

Serviu no teatro de operações do Paraguai, durante a guerra de Solano Lopez contra o Brasil, havendo sido agraciado com Medalhas Militares pela sua pátria, a Argentina e o Uruguai.

Exerceu no Ceará as funções de Engenheiro-Ajudante das Obras Públicas, Bibliotecário Público, Engenheiro-Chefe das Obras Públicas, Engenheiro da Província, Engenheiro da Estrada de Ferro de Baturité, Gerente da Companhia Ferro-Carril e professor interino de Geometria do Liceu do Ceará. Na Bahia havia sido, em 1886, o titular do cargo de Engenheiro-Chefe do Tráfego e Locomoção da Estrada de Ferro de Paulo Afonso.

Foi Diretor da Associação Propagadora da Arboricultura, fundada nesta Capital em 1894, e Presidente da Associação Artística Cearense. Homem de letras de indiscutível merecimento, redatoriou durante nove anos a Revista da Academia, publicou a 3a parte do ‘Esboço Histórico sobre a Província do Ceará’, do seu ilustre pai, e escreveu vários trabalhos sobre Botânica, relativos à nossa terra, os quais receberam Menções Honrosas nas Exposições do Rio de Janeiro, de Filadélfia e de Chicago.

Obras Principais:

Carta da Província do Ceará;
Flora e Fauna Cearenses;
De Fortaleza à cidade de Limoeiro (impressões de viagem)..

 

Comunidade