O Povo do Ceará

Conheça o cearense! Seus costumes, sua fala e suas personalidades maiores.

Destaque Cearense
Custom Search
Humor do Ceará

Humor no Ceará

Falar do humor cearense é bem difícil, a não ser que o espaço seja praticamente infinito. Isso, porque falar do humor do Ceará, não se restringe somente ao imenso celeiro de profissionais do riso nascidos ou radicados (e adotados) no Ceará. O cearense já nasce moleque. Só pra enfatizar essa realidade, cito a tremenda vaia que o Sol levou do cearense, em plena Praça do Ferreira, no da 30 de janeiro de 1942, quando teimou em aparecer no final da tarde, depois de um diazinho nublado.

Personalidades do Ceará

Personalidades

Dentre as figuras cearenses, que mais se desstacaram nacional e internacionalmente seja nas artes plásticas, literatura, música, humor, entre outras, existem ou existiram outras figuras, que são verdadeiros patrimônios da cultura cearense, incluindo até mesmo um bode, o Bode Ioiô, que perambulava pela Praça do Ferreira, centro cultural de Fortaleza na época, e um comerciante da cidade de Juazeiro do Norte, Seu Lunga, que ficou conhecido pelas respostas à altura às perguntas idiotas que lhe faziam.

Leia Mais...

História do Ceará

História

O Ceará foi formado pela miscigenação de colonizadores europeus, indígenas catequizados e aculturados após grande resistência à colonização e negros e mulatos que viviam como trabalhadores livres ou como escravos. O povoamento do território foi e tem sido bastante influenciado pelo fenômeno natural da seca.
Leia Mais...

Dicionário Cearensês

Dicionário

O povo cearense possui uma maneira de falar que lhe é muito característica. Essa peculiaridade se observa basicamente na pronúncia e na entonação da voz, além, evidentemente, do uso muito frequente dos vocábulos e expressões típicas relacionados no dicionário (figura à esquerda acima).
Leia Mais...

Culinária Searense

A Culinária do Ceará

A culinária do Ceará é riquíssima em sua diversidade. Isso pela enorme quantidade de matérias primas e a criatividade do seu povo. Além das origens do povo que herdou tradições das culturas dos colonizadores, além da população indígena, principalmente a nação Tupi-Guarani.

Da famosa Peixada Cearense à saborosa Buchada de Bode, se destacam as receitas confeccionadas à base da Carne de Caju, fruto tão abundante no Ceará, que faz do do estado o maior exportador de Castanha de Caju do país.

Fortaleza Antiga

Fortaleza no Tempo do Bumba

Se você já está com uma "certa idade" e mora em Fortaleza desde "tenra idade", com certeza guarda alguma lembrança de sua vida em algum lugar de Fortaleza, que teima em, vez por outra, voltar a mente e provocar aquele suspiro de saudade.

Aqui, lembranças enviadas por pessoas que passaram por essa sessão e lembraram de alguma coisa ou momento que não estava na relação, mas que deveria estar. Então, se você também tiver alguma lembrança que acha importante para a história de Fortaleza e da sua geração, envie-nos através do Fale Conosco.


Leia Mais...

Receba as Novidades!

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber as novidades do site.