O Cearense




O Ceará se tornou conhecido nacionalmente como berço de talentos humorísticos como Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante, dentre vários outros. Embora a percepção de que há um Ceará moleque, como verdadeira identidade do povo cearense, seja controversa, a história do estado é repleta de casos verídicos e curiosos que parecem corroborar com essa idéia, destacando-se, sobretudo, figuras populares como o Bode Ioiô, que era famoso em Fortaleza e inclusive foi eleito vereador da cidade, e o Seu Lunga, de Juazeiro do Norte, famoso pela sua intolerância com perguntas óbvias, assim como eventos como a vaia ao sol também em Fortaleza, depois de quase um dia inteiro de céu nublado na cidade. A novela humorística da Record Ceará contra 007 de 1965 ajudou a formar esse imaginário de um Ceará Moleque.

Destaque Gente

Custom Search


Humor do Ceará

Humor no Ceará

Falar do humor cearense é bem difícil, a não ser que o espaço seja praticamente infinito. Isso, porque falar do humor do Ceará, não se restringe somente ao imenso celeiro de profissionais do riso nascidos ou radicados (e adotados) no Ceará. O cearense já nasce moleque. Só pra enfatizar essa realidade, cito a tremenda vaia que o Sol levou do cearense, em plena Praça do Ferreira, no da 30 de janeiro de 1942, quando teimou em aparecer no final da tarde, depois de um diazinho nublado.

Personalidades do Ceará

Personalidades

Dentre as figuras cearenses, que mais se desstacaram nacional e internacionalmente seja nas artes plásticas, literatura, música, humor, entre outras, existem ou existiram outras figuras, que são verdadeiros patrimônios da cultura cearense, incluindo até mesmo um bode, o Bode Ioiô, que perambulava pela Praça do Ferreira, centro cultural de Fortaleza na época, e um comerciante da cidade de Juazeiro do Norte, Seu Lunga, que ficou conhecido pelas respostas à altura às perguntas idiotas...

Leia Mais...

VENHA...

História do Ceará

História

O Ceará foi formado pela miscigenação de colonizadores europeus, indígenas catequizados e aculturados após grande resistência à colonização e negros e mulatos que viviam como trabalhadores livres ou como escravos. O povoamento do território foi e tem sido bastante influenciado pelo fenômeno natural da seca.

Leia Mais...

Dicionário Cearensês

Dicionário

O povo cearense possui uma maneira de falar que lhe é muito característica. Essa peculiaridade se observa basicamente na pronúncia e na entonação da voz, além, evidentemente, do uso muito frequente dos vocábulos e expressões típicas relacionados no dicionário do estudioso Rogério Cavalcante, cearense radicado no Acre.

Leia Mais...

Culinária Searense

A Culinária do Ceará

A culinária do Ceará é riquíssima em sua diversidade. Isso pela enorme quantidade de matérias primas e a criatividade do seu povo. Além das origens do povo que herdou tradições das culturas dos colonizadores, além da população indígena, principalmente a nação Tupi-Guarani.
Da famosa Peixada Cearense à saborosa Buchada de Bode, se destacam as receitas confeccionadas à base da Carne de Caju, fruto tão abundante no Ceará, que faz do do estado o maior exportador de Castanha de Caju do país.

Leia Mais...

Fortaleza Antiga

Fortaleza no Tempo do Bumba

Se você já está com uma "certa idade" e mora em Fortaleza desde "tenra idade", com certeza guarda alguma lembrança de sua vida em algum lugar de Fortaleza, que teima em, vez por outra, voltar a mente e provocar aquele suspiro de saudade.
Aqui, lembranças enviadas por pessoas que passaram por essa sessão e lembraram de alguma coisa ou momento que não estava na relação, mas que deveria estar. Então, se você também tiver alguma lembrança que acha importante para a história de Fortaleza e da sua geração, envie-nos através do Fale Conosco.

Leia Mais...

Culinária Searense

A Praia de Iracema

A Praia de Iracema é um dos bairros da cidade de Fortaleza que conta mais história. Sua origem, evolução e transformações mudaram gerações de fortalezenses seja na vivência e na cultural. Da famosa Ponte Metálica construída, aparentemente, para ser um Cais de Embarque e Desembarque foi usaado pelas tropas americanas como apoio durante a Segunda Guerra. O prédio do Estoril foi transformado em cassino pelas tropas.

Leia Mais...

Padaria Espiritual

A Padaria Espiritual

Em 1892, nascia em Fortaleza, capital do Ceará, a Padaria Espiritual, uma agremiação fundada no coração da cidade, na famosa Praça do Ferreira, e cujos padeiros e forneiros, na verdade poetas e amantes da literatura nacional e mundial, foram os precursores das academias de letras no Brasil. Tal iniciativa tinha um único e modesto propósito: despertar o interesse pelas letras na província. Findou marcando a história literária brasileira!

Leia Mais...

Receba nossas Novidades!

Nossa política é dar aos nossos visitantes a decisão de querer ou não receber nossa newsletter.
Se você deseja, Cadastre seu e-mail para receber as novidades do site. Apenas uma vez por mês.

<