Serra de Baturité

Serra de Baturité, também conhecida como Maciço de Baturité ou Serra de Guaramiranga, localizada no centro-norte do Ceará.
Está distribuída pelo território de doze municípios, algumas abaixo dos relevos elevados como Canindé, Palmácia, Itapiúna, Capistrano, Caridade e Redenção. Já as cidades de Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacoti, Baturité e Acarape ficam nas regiões serranas. A região abriga a primeira e maior área de proteção ambiental do estado, abrangendo área de 32.690 hectare.



Serra de BaturitéA paisagem verde e o clima úmido fazem da região um dos destinos mais procurados para finais de semana. Com temperatura média variando entre de 20ºC e 22ºC – e mínima chegando a 17ºC, o cenário conta com uma pequena faixa de Mata Atlântica transformada em Área de Proteção Ambiental, o que faz a região ser bastante apropriada para o ecoturismo. Embora seja visitada durante todo o ano, independente de baixa ou alta temporada, essa serra, mais especificamente a cidade de Guaramiranga, é bem visitada durante o período do Carnaval, quando acontece o Festival da Jazz e Blues.

No sopé do maciço do mesmo nome, antigamente tinha grande importância pela estrada de ferro que transportava os horte-frute-granjeiro para Fortaleza. O maciço de Baturité foi importante pólo da cultura do café – hoje quase completamente abandonada. O clima atraía ordens religiosas para a cidade de Baturité. Prova disso é o mosteiro, famoso colégio dos padres Jesuítas, construído no século XVIII e que hoje, desativado, abriga congressos e hóspedes nos finais de semana.

HospedagemDiversãoRestaurantes


Possui uma imensa infra-estrutura comercial e turística

Mais Imagens:

Sitios da Serra de BaturitéMuseu da Estação da Serra de BaturitéBeleza da Serra de BaturitéVista da Cidade da Serra de Baturité