Ângela Gutiérrez

Ângela Gutiérrez

Voltar

Nasceu Ângela Maria Rossas Mota de Gutiérrez em Fortaleza no dia 23 de janeiro de 1945. É professora e escritora e membro e presidente da Academia Cearense de Letras.

Bisneta de Tomás Pompeu, nasceu e ainda reside no casarão do seu bisavô em Fortaleza. Seu avô, o médico Dr. César Rossas, e sua tia-avó, a Dra. Menininha Cavalcante, ajudaram-na a vir ao mundo. É filha de Luciano Cavalcante Mota e de Angela Laís Pompeu Rossas Mota. Seu pai foi seu guia na literatura e nas artes.

Fez curso de Letras e mestrado em Educação na Universidade Federal do Ceará(UFC), e defendeu a dissertação O Caráter Reprodutor do Ensino de Literatura Brasileira nos Cursos de Letras e doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais com a tese: Vargas Llosa e o romance possível da América Latina. É professora do Departamento de Literatura, fundadora e primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UFC. Foi diretora da Casa de José de Alencar e do Instituto de Cultura e Arte da UFC-ICA, que congregam e administram os órgãos e equipamentos culturais, cursos e projetos na área de arte da instituição.

Romancista, ensaísta, conferencista e poetisa é autora de inúmeros trabalhos literários publicados em revistas especializadas. Seu primeiro romance, O mundo de Flora, publicado em 1990, com segunda edição em 2007, foi agraciado com o Prêmio Estado do Ceará. O livro de poesias Canção da menina, 1997, que no dizer da autora, inclui uma “coletânea de poemas, escritos despretensiosamente, da juventude à maturidade, ao toque da inspiração”, recebeu os melhores elogios, entre eles do Príncipe dos Poetas Cearenses, acadêmico Artur Eduardo Benevides.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 7 de outubro de 1997, ocupa a vaga deixada pelo acadêmico Geraldo Fontenelle, cadeira número 18, cujo patrono é Moura Brasil. É membro da atual diretoria da ACL exercendo o cargo de Diretora Cultural. É membro da ACL (a mais antiga do Brasil, fundada por seu bisavô, Tomás Pompeu, em 1894) e da Associação Brasileira de Bibliófilos.

É pesquisadora, especialmente sobre três temas: a literatura relacionada a Canudos (Os sertões e a ficção canudiana), a obra do escritor Mario Vargas Llosa e a obra de José de Alencar.