Andrade Furtado

Andrade Furtado

Voltar

Nasceu Manoel Antônio de Andrade Furtadona cidade de Quixeramobim no dia 28 de janeiro de 1890, e faleceu em Fortaleza no dia 16 de abril de 1968. Era advogado, poeta, professor, ensaísta e escritor.

Fez os preparatórios no Liceu do Ceará e bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Ceará (turma de 1915), sendo o orador da sua turma. Começou a ensinar, bem jovem, no Instituto de Humanidades, passando dali para o Instituto Miguel Borges e Colégio Colombo.

Catedrático de Economia Política e Ciência das Finanças da Faculdade por onde se diplomou, exerceu a diretoria da mesma escola. Também foi Professor da Faculdade de Filosofia e da Escola de Agronomia. Foi Vice-reitor da Universidade Federal do Ceará além de Juiz do Tribunal Regional Eleitoral.

Decano da imprensa cearense, iniciou-se em 1909 em “O Bandeirante”, que fundou juntamente com José de Mendonça Nogueira; Redator-secretário do “Diário do Estado”. Redator-chefe do “Correio do Ceará”. Dirigiu desde a fundação, em 1922, “O Nordeste”, jornal de orientação católica. Também foi Secretário de Estado. Membro do Instituto do Ceará e membro e presidente da Academia Cearense de Letras (cadeira n° 26, patrono: Manoel Soares da Silva Bezerra).

Pai de Luís Edgar de Andrade Furtado,faleceu na sua residência, na Praça Cristo Rei (antiga Benjamin Constant), na Aldeota, em 16 de abril de 1968.