Costa do Sol Poente

A orla da Costa do Sol Poente, ou Litoral Oeste, é muito preferida pelos amantes da famosa Praia de Jericoacoara. O carnaval mais quente do Ceará realizado nesta região do Ceará é na cidade de Paracuru, que possui uma bela praia de mesmo nome.

Iparana

Iparana:

Localizada no município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza.

Já foi uma praia bem estruturada até que, depois da construção de alguns espigões nas praias de Fortaleza e do Porto do Pecém, o mar avançou transformando a praia em uma pequena faixa de terra, além de destruir algumas barracas de praia.

Apesar disso, ainda é bem frequentada devido à pequena infra-estrutura comercial, e pelo fato de muitas pessoas residirem na vila, mesmo trabalhando na capital, levando em consideração a distância da praia em relação a Fortaleza.


Pacheco

Pacheco:

É uma pequena praia encostadinha à praia de Iparana, que pertence também ao município de Caucaia, que sofreu as mesmas consequências da praia de Iparana.

É pouco explorada, exceto pelas muitas casas de veraneio.

Porém, é uma bela praia, onde se encontra tranquilidade.

Icaraí

Icaraí:

Mais uma praia do município de Caucaia, que já foi uma das praias mais explorada devido a sua distância de Fortaleza, mas que também sofreu as mesmas consequências das praias de Iparana e Pacheco.

Hoje, tem uma estrutura de cidade, já tendo sido cotada várias vezes para se emancipar como município, pela quantidade de prédios de apartamentos e o comércio local.

Porém, a praia ainda é bem frequentada e possui algumas barracas de praia muito bem estruturadas.

Praia da Tabuba

Tabuba:

Localizada também no município de Caucaia, é mais uma pequena faixa de praia pouco frequentada, mas tão bela quanto as demais.

Se destaca pelas belas casas de veraneio construídas nas areias planas e sem vegetação que separam a praia da estrada de asfalto que levam os visitantes de Fortaleza para essas praias.

Antigamente era nessa praia que acontecia o Festival de Música da Tabuba.

Cumbuco

Cumbuco:

A última praia do município de Caucaia, é a mais bem estruturada com belas pousadas e restaurantes pertencentes à estrangeiros que ali se instalaram.
Possui um lindo espaço verde onde os restaurantes estão sempre à sombra das árvores e oferece passeios de jangada e jumento (jegue) aos visitantes.
Possui um movimento muito grande também dos amantes do Kite Surf, que lotam a praia principalmente no mês de Agosto quando os ventos são mais fortes.

Pecém

Pecém:

Praia pertencente ao município de São Gonçado do Amarante, é muito bela com uma faixa de praia bem grande, que formam piscinas depois que a maré baixa.
Possui muitas casas de veraneio e uma infra-estrutura turística e comercial muito atraente, que atende aos mais diversos mercados.
Ganhou mais estrutura ainda depois da construção do Porto do Pecém, pois muitos funcionários das empresas que ali se instalaram resolveram, senão morar, passar pelo menos a semana hospedados na vila.

Taíba

Taíba:

Localizada a 76 km de Fortaleza no município de São Gonçalo do Amarante.
O nome taíba significa "pequena aldeia" em língua indígena. Destaca por ser uma cidade pacata e receptiva que preserva as grandes vilas de pescadores e seus artesãos.
Atualmente é um dos pontos turísticos preferidos do Ceará. A população está em torno de dois mil e seiscentos habitantes e vive em função da pesca e do turismo.
A praia oferece condições para a prática de sandboard, windsurf e surf. Outro atrativo é o festival gastronômico do escargo. que ocorre anualmente desde 1998.

Ponta Grossa

Paracuru:

Além da capital, Fortaleza, Paracaru é o único município do estado com sede à beira mar. A praia possui um vasto coqueiral, enseadas, bicas e piscinas naturais, arrecifes, currais de peixe, jangadas e dunas.
Já foi conhecida como Paracuru Paradise, quando o carnaval mais badalado do estado era festejado nessa cidade, e era visitada por turista do mundo todo.
Oferece 11 praias geograficamente separadas e bem diferentes umas das outras, todas com infra-estrutura de hospedarias e restaurantes.

Lagoinha

Lagoinha:

Localizada a 124 Km de Fortaleza, próxima da praia de Paracuru, Lagoinha é com certeza um dos mais belos cartões postais do Ceará.
Com 15 Km de extensão, a paisagem é composta de uma larga faixa de areia fina e escura , lagoas de água doce, coqueiros e um mar verde de deixar qualquer um de boca aberta.
Quem visita a Lagoinha com certeza se sentirá na praia dos seus sonhos. Uma paisagem de cinema contracena com jangadas e uma enseada que hipnotiza.

Guajiru

Guajiru:

Distante 133 Km de Fortaleza e 20 Km da cidade de Trairi, essa bela praia de areia fina e águas verdes, Guajiru fascina logo na chegada pela sua beleza.

Com uma beleza nativa preservada, e um mar calmo para pescarias e várias piscinas naturais que se formam quando a maré está baixa.

Oferece um pôr-do-sol dos mais bonitos dentre as praias do Ceará.

Fleixeiras

Fleixeiras:

Mais uma das belas praias pertencente ao município de Trairi.

Muito bem servida de pousadas e barracas de praia, é muito frequentada, principalmente nos finais de semana pela população de Trairi e de Fortaleza. Possui também muitas casas de veraneios.

Mundaú

Mundaú:

Localizada a 150 Km de Fortaleza, é mais uma das belas praias do município de Trairi. Conhecida como o recanto das piscinas naturais, ainda não é muito explorada turisticamente, o que a torna um paraiso para quem busca tranquilidade e conforto.

Possui uma boa estrutura de pousadas e hotéis confortáveis e preços acessíveis.

Baleia

Baleia:

Localizada no município de Itapipoca. A praia da Baleia que fica a 54 km da sede do município de Itapipoca, e 156 km de Fortaleza. O acesso de Itapipoca à praia é em estrada asfaltada e se dá pela CE 085 (Rodovia Estruturante) e CE 168.

Segundo alguns nativos seu nome se originou por causa de uma baleia que encalhou há muitos anos. Já outros dizem que seu nome refere-se a uma pequena ilha em frente, com formato que lembra uma baleia.

É uma praia belíssima com grande infra-estrutura de pousadas. A hospedagem é feita em pousadas simples e aconchegantes, e estão dispostas, na sua grande maioria, à beira-mar.

Icaraí de Amontada

Icaraí de Amontada:

Também conhecida como Icaraizinho de Amontada, é uma das mais belas e tranquilas praias da região. Ideal para quem gosta de verde e de praia.

Pousadas aconchegantes e moradores receptivos, fazem dessa pequena pria um paraiso para os amantes do conforto sem abrir mão belos mergulhos em águas claras e mornas, sem falar das caminhadas em areias finas e brancas.

Praia de Caetano

Caetano:

Caetano de Cima é localizada a 170 Km de Fortaleza. Uma pequena comunidade de 46 famílias acolhedoras que vivem da agricultura familiar e da pesca, são muito receptivas quando o assunto é acolher visitantes.

A Dança do Coco é praticada por pessoas de todas as idades. Na realidade, trabalhar a memória e incentivar atividades culturais é uma das formas de resistência encontradas pela comunidade.


Moitas

Moitas:

Coladinha com Icaraí de Amontada distante 6 Km, e 227 Km de Fortaleza, oferece hospedagens confortáveis com atendimento excelente aos visitantes.

Mesmo não possuindo uma grande infra-estrutura turística, o que dispõe é muito bem recomendado por quem passou por essa pequena praia, ainda pouco explorada turisticamente.

Patos

Patos:

Localizada a 28 Km do centro comercial de Itarema, essa praia de mar calmo, coqueiros e dunas oferece aos visitantes uma paisagem única.

Morro dos Patos, como ainda é chamada pelos moradores mais antigos, ainda é virgem quanto à exploração turística, proporcionando tranquilidade para quem busca descanso.

Torrões

Torrões:

Mais uma pequena praia do município de Itarema, que apesar de pequena é muito bem frequentada.

Possui uma média infra-estrutura turística e comercial, mas que atende muito bem aos que a visitam.

 

 

Almofala

Almofala:

Esta é mais uma das belas praias da cidade de Itarema. Localizada no distrito de mesmo nome, a Praia de Almofala é uma boa opção com boa estrutura de belas pousadas e várias opções de bares e restaurantes.

É muito frequentada por turistas e pelos cearenses, muitos deles, que possuem casas de veraneio nessa praia.

Tijuca

Tijuca:

Mais uma bela praia do município de Itarema. Apesar de não ser muito frequentada, nem conhecida por muitos cearenses, quem a conhece não deixa de visitá-la pela bela paisagem.

Muitos vão a essa praia para a prática da pesca com varas.

 

Porto dos Barcos

Porto dos Barcos:

Mais uma praia do município Itarema, tem como cartão postal um pequeno porto de barcos de pesca, principal atividade dos moradores do local.

A pequena vila é bem acolhedora e oferece infra-estrutura de hospedagem e alimentação.



Ilha de Guajirú

Ilha do Guajirú:

Ilha do Guajirú é uma pequena faixa de areia (considera ilha) e se localiza no município de Itarema, Ceará. É um dos pontos turísticos mas visitados e não existem construções na ilha, mas na Praia da Barra que fica no continente se pode ver a ilha onde são encontrados hotéis, pousadas e barracas de praia.

Na ilha são praticados esportes aquáticos como o kitesurf e a canoagem. É uma praia excelente para o banho de mar, pois suas águas são tranquilas sem ondas,por causa da interferência da Ilha do Guajirú.

Praia das Dunas

Praia das Dunas:

Mais uma das praias do município de Itarema, distante 204 Km de Fortaleza é ideal para quem busca lazer, descanso e tranquilidade.

O mar com belas águas límpidas misturam-se com as areias brancas e impecavelmente mornas.


Guajirú de Itarema

Guajirú de Itarema:

É praia de média extensão do município Itarema. Muito frequentada pela população da cidade, recebe turismas mais na alta temporada.

O mar é bastante tranquilo, que convida para uma caminhada pelas areias brancas e limpas, e as águas esverdeadas e tranquilas é ideal para o banho.

Farol de Itapagé

Farol de Itapajé:

Essa praia pertencente à cidade de Itapajé, é praticamente visitada turisticamente por conta do farol ali instalado como orientação náutica pela Capitania dos Portos do Ceará.

Possui infra-estrutura de hospeagem e restaurantes suficiente para atender aos visitantes com conforto.

Aranaú

Aranaú:

A Praia do Aranaú é localizada no município de Acaraú e é considerada uma das mais tranquilas da região. No lugar existe uma pequena comunidade de pescadores.

Costuma receber uma boa quantidade de visitantes durante a alta temporada, que vão ao lugar para o descanso e o lazer, pois possui uma boa estrutura de barracas e restautantes à beira-mar.

Ponta do Presídio

Ponta do Presídio:

É mais uma praia da cidade de Acaraú. a infra-estrutura de hospedagem e restaurantes é encontrada tanto na cidade como na praia que se localiza não muito distante do município.

É muito bem frequentada pela população local, mas recebe turistas no período da alta temporada.

Barrinha de Acaraú

Barrinha:

Também conhecida como Barrinha de Acaraú ou Barrinha de Baixo, é uma bela praia muito bem frequentada, principalmente nos finais de semana pela população local e turistas de Fortaleza e de outras localidades.

É ideal para o banho, com águas calmas e para crianças, pelas piscinas naturais formadas nas pedras depois que a maré baixa.

Possui também belas dunas e o que mais pesa é a receptividade da população local.

Praia Formosa

Formosa:

Abriga também a conhecida Lagoa Formosa com suas belas águas cristalinas e azuis. Pertence ao município de Acaraú, e tem uma paisagem deslumbrante pelas dunas e coqueirais.

Com uma bela estrutura de barracas, disputa os turistas com as outras praias do município, o que não é uma prática muto acirrada, devido à distância entre essas praias de forma que, quem viaja para a região, termina por dar uma passadinha em praticamente todas elas.

Praia do Preá

Preá:

A pacata vila de Preá fica a 280 km de Fortaleza ao lado do Parque Nacional de Jericoacoara, é um recanto ecológico com recurso naturaís sustentavel.
Preá fica a poucos quilometros de Jericoacoara e é um paraíso banhado pelo oceano atlântico, iniciou sua atividade turística em 1999 com a chegada de kitesurfistas a procura de ventos constantes e favoráveis.

A bonita praia em si proporciona um ambiente agradável, no qual é possível fazer passeios ecológicos, a pé ou de cavalo até o grande Parque Nacional de Jericoacoara.

Jericoacoara

Jericoacoara:

Praia Jericoacoara é a praia mais conhecidas do Ceará. Considerada uma das dez praias mais belas do planeta pelo "The Washington Post". Distante 300 km de Fortaleza, é o lugar ideal para passar vários dias, pela quantidade de atrações.

As atrações mais famosas são a Pedra Furada e a Duna do Pôr do Sol, onde você irá apreciar o espetáculo sem igual do sol se despedindo junto ao mar. Para se hospedar e comer, o leque de opções vai do mais símples ao comparado às grandes metrópolis.

Mangue Seco

Mangue seco:

Localizada no Parque Nacional de Jericoacoara, a praia do Mangue Seco pertence ao município de Cruz. É localizada a 300 km de Fortaleza.

No caminho de Jeri para a vila, existe a Praia de Mangue Seco onde o Rio Guriu se encontra com o mar e forma uma lagoa salgada que serve de abrigo para cavalos marinhos, conhecida como "Gamboa".

Praia de Guriú

Guriú:

Pertencente ao município de Camocim, é mais uma praia do complexo de Jericoacoara.

Entre coqueirais e a foz do Rio Guriú. Além da pesca comercial (lagosta, camarão, sururu, siri, caranguejo etc.) ou de subsistência (peixe, e outros pescados), e da agricultura, como o plantio de feijão, milho, mandioca, etc. a população também exercem atividades ligadas ao turismo.

A vila de Guriú está localizada a aproximadamente 10 km a oeste de Jericoacoara e é ponto de passagem fundamental para viagens de Jeriocoacoara até Tatajuba e Camocim.

Tatajuba

Tatajuba:

É mais uma praia do Parque Nacional de Jericoacoara. Muitos que a conhecem chegam a compará-la como mais linda do que a própria Jeri. E, para os que buscam tranquilidade, é o lugar ideal, pois pode-se hospedar por um custo mais acessível e quando resolver largar a tranquilidade e cair na festa, é só dar um pulo até Jericoacoara.

Só um alerta. Se resolver visitá-lo a partir da cidade de Camocim, opte pelo bugue, sabendo que terá que passar o Rio Acaraú através de uma balsa.

Praia de Maceió

Maceió:

Praia do Maceió é mais uma  localizada na cidade de Camocim. Está localizada a 378 km de Fortaleza e a 15 km do centro de Camocim. Nessa praia fica localizada uma vila de pescadores que possui infra-estrutura ainda pouco desenvolvida com casas de veraneio, bares, restaurantes e barracas.

Considerada um dos refúgios da cidade, essa bela praia é conhecida também por sua tranquilidade e clima aconchegante, atraindo diversos turistas durante a alta temporada. É um bom lugar para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias perdidas durante a correria do dia-a-dia.

Bitupitá

Bitupitá:

A cidade de Barroquinha é a última cidade do litoral oeste do Ceará. Fica  na divisa com o Estado do Piauí e está a 395 km de Fortaleza.  É um lugar tranquilo, talvez pela população em torno de 15 mil habitantes.

Além das praias de Barroquinha, Praia Nova e Cirumã, mas Bitupitá é a mais procurada da região. Apesar de uma praia selvagem de areias escuras e dunas brancas, possui uma pequena infra-estrutura turística.

Pontal das Almas

Pontal das Almas:

Praia Pontal das Almas localizada às margens da foz dos Rios Timonha, Ubatuba Chapada, Camelo e Carapina, que formam um grande manguezal, é uma praia desabitada.

É formada por uma ponta de duna que se prolonga sobre as águas de uma baía. É um lugar rico em fauna e flora marítimo-fluvial.