Costa do Sol Nascente

A orla da Costa do Sol Nascente, ou Litoral Leste, é muito preferida pelos amantes da famosa Praia da Canoa Quebrada. O carnaval mais quente do Ceará realizado nesta região do Ceará é na cidade de Aracati a quem pertence a Praia da Canoa Quebrada, além de outras belíssimas praias.

Manibu

Manibu:

Localizada no município de Icapuí, era conhecida como Cuipiranga.

Está localizada a 224 km de Fortaleza. Na praia está localizada a vila que é a sede do distitro de mesmo nome. É a última praia do litoral cearense antes da divisa com o litoral potiguar.

Apesar de contar com alguma infra-estrutura turística, esta não é muito sofisticada não sendo, portanto, muito explorada.
Praia de Melancias

Melancias:

É uma pequena praia encostadinha à praia de Manibu, pouca conhecida, até mesmo pelos cearenses, é pouca frequentada, senão pelos amantes da pesca que procuram praias como essa, pouco frequentadas, pois como não muita movimentação de pessoas, a pescaria é mais garantida.

 

Praia de Tremembé

Tremembé:

Mais uma praia do município de Icapuí, é localizadas entre um mangue e o vale do rio arrombado.

É conhecida pelo grau de conservação do ecossistema. Possui uma população de pescadores e um pequeno núcleo urbano que vem se estruturando a partir da execução de projetos de urbanização.

 

Praia de Ibicuitaba

Ibicuitaba:

Localizada também no município de Icapuí, é mais uma pequena faixa de praia pouco frequentada, mas tão bela quanto as demais.

Geralmente o afastamento das pessoas é a falta de infra-estrutura comercial, pouco explorara.

 

Praia de Quitéria

Quitéria:

Localizada à 218 Km de Fortaleza,a praia é composta de pedras na sua extensão, com areias brancas e fofas.

É uma Praia primitiva localizada no município de Icapuí.Pouca opção de pousadas e restaurantes.

 

 

Barreiras

Barreiras:

Outra praia bem tranquila, que só recebe mais visitas durante a alta temporada, porém preferida por pessoas que procuram um lugar que seja bom para descansar. Sem muita badalação, é ótima para essa prática.

É mais explorada pelos pescadores (jangadeiros) locais.

Redonda

Redonda:

A Praia da Redonda, é uma das mais belas e aconchegantes dessa região.

Bem movimentada durante os finais de semana, devido à quantidade de casas de veraneio existentes no povoado ou vila de pescadores dessa praia.

Uma vez por ano, tem um movimento de Bumba-meu-boi, realizado pelos moradores locais.

Ponta Grossa

Ponta Grossa:

Distante a 180 Km da capitaç, Fortaleza, as águas verdinhas combina com a vegetação que contrasta com o amarelo das dunas altas que margeiam essa bela praia que pertence ao município de Icaraí.

Quase estremo com o estado do Rio Grande do Norte, é uma das praias desse município com maior estrutura comercial e turística, com vários restanrautes e pousadas.

 

Lagoa do Mato

Lagoa do Mato:

Distante 20 Km de Aracati, essa praia merece ser visitada pois é uma das mais belas e aconchegantes do município.

O acesso é feito por estrada de terra, mas com boa conservação.

Possui uma boa infra-estrutura turística, com pousadas e restaurantes combinando com a visão rústica da antiga vila dos pescadores, que ainda mantém conservadas as antigas tradições.

Quixaba

Quixaba:

A Praia da Quixaba é mais uma da região de Aracati, com as mesmas características. Águas verdes, areia branquinha e dunas coloridas, transformando a vista em uma bela obra de arte da natureza.

Possui uma boa infra-estrutura com pousadas e restaurantes com boa receptividade, o que explica ser sempre bem visitada, não só durante a alta temporada, mas também nos finais de semana o ano todo.

 

Retiro Grande

Retiro Grande:

Mais uma das belas praias pertencente ao município de Aracati.

Uma pequena faixa de praia entre a praia da quixaba e a praia da Marjolândia, chegando-se a não distinguí-la, a não seer pela diferença da paisagem, que muda rapidamente.

É bom visitar essa região de bugre, pois dá pra conhecer todas e, como disse, distinguir a diferença entre cada praia.

Majorlândia

Majorlândia:

Localizada no município de Aracati, fica coladinha com a badalada Praia da Canoa Quebrada de forma que, se está passeando de bugre ou de carro, boa prática é procurar uma das aconchegantes pousadas desse praia para se hospedar, e visitar a praia visinha somente nos horários de badalação.

Majorlândia é mais propícia ao descanso, visto que a praia visinha tem vida ativa vinte quatro horas por dia. Então não é muito apropriada para quem gosta de curtir, mas também gosta de descansar.

 

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada:

Localizada no município de Aracati, É a praia mais badalada da região. Já foi um paraíso híppie quando as únicas hospedarias existentes, eram as casas dos pescadores que, receptivos e bem educados, recebiam os visitantes como se fosse um amigo, uma amiga.
Depois que foi tomada pelos estrangeiros que, não só passaram a morar no lugar, mas também investir em bares, restaurantes e pousadas, tornou a praia inviável para os primeiros desbravadores dessa linda praia.
Hoje há muita exploração comercial, mas vale a pena visitá-lo.
Pontal de Maceió

Pontal de Maceió:

Distante 138 Km da capital, essa bela praia pertence ao município de Fortim, localizada entre as praias de Canoa Quebrada e Morro Branco é pouco explorada até mesmo pelos cearenses.

Mas quem a conhece, sempre volta! Hoje vem sendo ocupada pelos portugueses, que um a um, vêm chegando e adquirindo propriedades locais.

Uma das atrações é o passeio de lancha até a foz do Rio Jaguaribe que desemboca nessa praia.

Barrinha ou Barra do Piranji

Barrinha ou Barra do Pirangi:

Essa é mais uma praia da cidade de Fortim. Pequena, mas aconchegante.

Possui algumas barracas e restaurantes para atender aos visitantes que, apesar de não ser em grande número, são o bastante para manter a pequena comunidade que vive das atividade do turismo e da pesca.



Parajuru

Parajuru:

Localizada no município de Beberibe distante 42 Km de Fortaleza, é muito bem frequentada. Principalmente pelas pessoas que gostam de tranquilidade.

Curiosamente, essa praia ganhou esse nome por conta de o Rio Pitangi desaguar no mar desse pequena praia.



Canto Verda

Canto Verde (conhecida também como Prainha do Canto Verde):

Conta-se que essa pequena praia recebeu esse nome por conta do primeiro moradores que se chamava Raimundo Canto Verde.

É uma pequena praia, mas a comunidade que ali reside, é uma das mais bem organizadas, chegando a elaborar um Código de Conduta, para manter os padrões do lugar e proteção ambiental.


Campestre

Campestre:

Mais uma pequena praia do município de Beberibe, que apesar de pequena é muito bem frequentada.

Possui uma média infra-estrutura turística e comercial, mas que atende muito bem aos que a visitam.


Barra da Sucatinga

Barra da Sucatinga:

Esta é mais uma das pequenas praias da cidade de Beberibe. Possui uma boa opção de belas pousadas e várias opções de bares e restaurantes.

Frequentada por quem gosta da região, mas deseja se manter longe de gandes aglomerações, a Sucatinga, apesar da boa estrutura de acomodações, é bastante tranquila.



Uruaú

Uruaú (ou Marambaia):

Apesar de considerada um dos refúgios de Beberibe, é a praia mais frequentada principalmente pelos moradores da cidade de Beberibe e da região.

A infra-estrutura de barracas de praia é a atração.


Praia das Fontes

Praia das Fontes:

Mais uma praia do município de Beberibe, tem como cartão postal o labirinto de imensas falésias que chama a atenção pelas cores avermelhadas pelo tamanho.

Outros atrativos são as fontes naturais que convidam ao banho pra "tirar o sal" depois dos mergulhos ao mar.



Morro Branco

Morro Branco:

É a praia mais bem estruturada de Beberibe, pois possui um Centro de Artesanato bem administrado, com convênios que levam ônibus com turistas quase todos os dias da semana para essa praia.

É conhecido pelas diversas colorações de areias, usadas no trabalho de silicografia (arte de desenhar com areia), uma das marcas registradas do Morro Branco é o artesanato de Areia Colorida.


Barra Nova

Barra Nova:

Barra Nova é uma das praias do município de Cascavel, distante 12 Km da cidade é ideal para quem busca lazer, descanso e tranquilidade.

O mar e o rio são os responsáveis pela beleza do lugar onde as águas límpidas misturam-se com as areias brancas e impecavelmente mornas.


Águas Belas

Águas Belas:

É mais uma das praias do município de Cascavel. Colada com a praia mais próxima do município, a Praia da Caponga, oferece opção de tranquilidade, apesar de nos finais de semana ser bastante visitada pelos moradores do município e também da capital.

É bastante povoada por casas de veraneio, sendo a preferida por pessoas que têm pressa de chegar e de voltar de suas casas de praias nos finais de semana.


Caponga

Caponga:

É uma praia urbana, pois essa praia está mais para um bairro da cidade de Cascavel. Por esse motivo, possui uma infra-estrutura muito mais arrojada que as outras praias com comércio bem diversificado, além das barracas de praias, outros comérciosa como mercadinhos, lanchonetes, etc.

No que se refere à acomodações, a Caponga oferece o que a cidade de Cascavel tem a oferecer. Hotéis e pousadas na orla e na cidade.



Iguape

Iguape:

Praia do Iguape é uma praia localizada no município de Aquiraz. A Praia do Iguape fica a 45 quilômetros da capital Fortaleza e está entre as praias do Presídio e do Barro Preto.

Muito bem frequentada pelos cearenses de Fortaleza, pela sua beleza, estrutura comercial e localização. Dirigindo pela CE-040, chega-se há poucas horas a essa bela praia.


Presídio

Presídio:

É mais uma praia da cidade de Aquiraz. A mistura de vegetação com praia faz desse lugar um paraíso para quem procura tranquilidade e pousadas e praia ideais para crianças.

Não possui infra-estrutura de beira de praia como barracas, pois as pousadas já oferecem todo lazer além de bares e restaurantes, piscinas e fontes naturais.



Prainha

Prainha:

Das praias de Aquiraz, é a mais bem frequentada, principalmente nos finais de semana, pela proximidade de Fortaleza e pela infra-estrutura comercial que oferece.

É também uma das mais exploradas pelos amantes de casas de veraneio que desde os tempos da Fortaleza antiga, já davam preferência pela Prainha na hora de construir uma casa de praia.

Tem uma das vistas mais lindas na chegada à essa praia, onde se distinguem as belas dunas, pequenos riachos naturais misturando-se com o mar.



Porto das Dunas

Porto das Dunas:

Praia Porto das Dunas é uma das praias mais conhecidas do município de Aquiraz. Localizada a 20 km de Fortaleza. seu nome anterior era Barra do Pacoti, porque nesta praia se encontra a foz rio homônimo.

É praticamente frequentada pelos cearenses e turistas que vão para o complexo turístico Beach Park, o maior da América Latina, que oferece, além do lazer, hospedagem, restaurantes de luxo e um polo comercial bastante diversificado.