Praias de Fortaleza

Vamos a la playa?

Fortaleza possui tantas praias que, pasmem, existem pessoas nascidas e criadas na capital que, algumas não conhecem todas as praias enquanto outras, sequer sabem que existe determinada praia. Mas isso é compreensível devido à quantidade de praias e, se nos serve de console, existe carioca que nasceu (claro!) e morreu no Rio de Janeiro, sem ter conhecido o Pão de Açúcar.
No sentido leste-oeste, a primeira praia de Fortaleza a leste é a de Abreulândia, no bairro Lagoa Redonda, na divisa com o município de Aquiraz e na foz do rio Coaçu, e a extensão da costa litorânea da capital vai até a Barra do Ceará.

Abreulândia

Abreulândia (também conhecida como Praia da COFECO):

Praia tranquila de grande litoral, que fica na região da Sabiaguaba. Muito tranquila, pois não nunca foi muito divulgada para o turismo, pois é como uma espécie de refúgio para os moradores e pessoas que gostam de praias sem muito movimento. Com uma boa faixa de areia clara e fina, o mar é verde com boas ondas, muito propício para o banho que dá para uma boa caminhada, um bate-bola com a turma, além de ser ideal para levar as crianças, pois o mar raso.
No verão, é comum receber alguns esportistas, que praticam windsurf e kitesurf, que com suas manobras atraem admiradores. O clima de tranquilidade dessa praia favorece aos que procuram um bom lugar para relaxar e repor as energias, seja tomando sol, um resfrecante banho de mar ou fazendo uma caminhada. Essa praia conta com boa infraestrutura, com quiosques simples mas que servem bons petiscos, além de bebidas. É uma boa opção para os que preferem praias menos movimentadas.
sabiaguaba

Sabiaguaba:

Localizada em bairro homônimo, a cerca de 15 Km do centro da cidade de Fortaleza. É considerada pelos turistas e residentes na região uma praia tranquila e é frequentado por diversas pessoas pela sua possibilidade de pesca na região. A praia também conta com duas unidades de Conservação Ambiental administradas pela Prefeitura de Fortaleza desde fevereiro de 2006. Tanto a Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba e a Área de Proteção Ambiental de Sabiaguaba foram criadas com o intuito de garantir a preservação ambiental e o turismo ecológico na região.

 

Caça e Pesca

Caça e Pesca:

Localizada em de frente para a Praia da Sabiaguaba do outro lado do Rio Ceará, situa-se ao final da Av. Zezé Diogo da Praia do Futuro. O nome da praia é originário do Clube Caça e Pesca situado nessa praia e que é frequentado pelos amantes desses dosi esportes.

 

 

Praia do Futuro

Futuro:

Localizada no final da Av. Santos Dumont, é a praia com a maior opção de barracas de praia e hotéis praianos de Fortaleza. Sua enorme extensão permite se tornar a praia com a maior diversidade de lazer e diversão.

 

 

Titanzinho

Titanzinho (ou Praia do Farol):

Por trás do Porto do Mucuripe, a Praia do Titanzinho é considerada a melhor para surfe em Fortaleza. Conhecida também como Praia do Farol devido ao fato do antigo Farol do Mucuripe, onde hoje funciona o Museu do Farol, localizar-se nessa praia.
No lado direito da praia fica um comprido molhe que divide a Praia do Titanzinho com a Praia do Futuro. A praia é bem pequena. É boa para banhos no lado direito, onde fica um pequeno molhe de pedras. No centro e no lado esquerdo, após o molhe, a quantidade de pedras dificulta o acesso no mar.
Dessa praia e do bairro onde se localiza sairam os maiores surfistas do Ceará.
A única estrutura turística na Praia do Titanzinho é o Farol do Mucuripe. O bairro é formado por casas populares, sendo que orla é repleta delas, que chegam a ficar bem próximas do mar.
Mucuripe

Mucuripe:

Localizada no final da Av. Beira-mar, é a praia dos Jangadeiros. É onde fica o Mercado do Peixe e várias barraquinhas onde se pode, depois de comprar o camarão no mercado, pedir para fritá-los no alho e óleo. Prática que se tornou atração turística de uns anos para cá. Voltando muito no tempo, essa prática existia apenas para quem frequentava as barraquinhas que, na época, pertenciam às mulheres dos pescadores (jangadeiros).
Meireles

Meireles:

Localizada entre a Praia do Mucuripe e a Praia de Iracema, é a praia frequentada pelos moradores das imediações e dos bairros mais distantes, que preferem uma praia mais central, que as mais distantes do seu bairro, como a Praia do Futuro por exemplo.

 

Praia de Iracema

Iracema:

A Praia de Iracema, é a praia dos amores. Antigo bairro boêmio, já foi uma das praias mais frequentadas para o banho da década de 1960 para trás.

Porém, depois da construção do Cais do Porto, as águas do mar avançaram sobre o bairro derrubando várias edificações, o que gerou inclusive diversas composições de músicos cearenses sobre o assunto.

Abriga ainda alguns bares que teimam em resistir, além dos mais famosos como o Pirata Bar e a casa de humor e shoparia Lupus Bier.
Volta da Jurema

Volta da Jurema:

Uma das áreas mais nobres da capital cearense, a Volta da Jurema possui alguns dos mais sofisticados prédios de Fortaleza. Compreende um pequeno trecho de praia, entre o Mucuripe e a Praia de Meireles, onde a orla faz uma leve curva, motivo do da palavra volta no nome.
O mar não é próprio para banhos já que a quantidade de pedras na areia e na água é grande. O calçadão e a Avenida Beira-Mar com bares e restaurantes fazem com que as características sejam as mesmas das praias vizinhas.
No Anfiteatro Flávio Ponte, também conhecido como Anfiteatro da Volta da Jurema, são realizadas diversas apresentações e shows ao ar livre. A estrutura comercial do bairro é excelente, já que está localizado na região central de Fortaleza.
Praia do Jacarecanga

Jacarecanga:

A Praia de Jacarecanga fica no bairro homônimo e a principal atração natural deste é o Riacho Jacarecanga, ou Riacho Timbó no mapa de Fortaleza de 1649. Às margens esquerda e foz deste foi construído em 1749 uma fortificação militar Reduto de Jacarecanga, neste mesmo local nos dias de hoje localiza-se a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará.
Com a expansão territorial de Fortaleza no século XIX, as margens do riacho Jacarecanga começa a ser consolidada como um bairro com casas de verâneio e igrejas ou convetos, como o Instiruto Bom Pastor.
Muito frequentada pelos moradores dos bairros mais próximos do centro de Fortaleza como Carlito Pamplona, Nossa Senhora das Graças entre outros.
Praia do Pirambu

Pirambu:

Fica no bairro homônimo e já foi evitada, pela periculosidade do bairro, durante muito tempo remoto, sendo frequentada somente pelos moradores do bairro. Hoje, depois que o bairro passou por mudanças estruturais, é bastante frequentada, principalmente pelos amantes do surf que lotam a praia, praticamente todos os dias da semana.
Praia das Goiabeiras

Goiabeiras:

Localizada no bairro da Barra do Ceará, a praia fica de frente para a praia de mesmo nome do bairro separados apenas pelo Rio Ceará. Já foi usada apenas como praia de veraneio, quando os lugares eram mais distantes e os acessos mais difíceis. Só os barões que tinham lanchas frequentavam sus luxuosas casas de veraneio localizadas nessa praia.
Hoje, depois da construção da ponte sobre o Rio Ceará, o acesso passou a ser mais fácio a carro.

 

Barra do Ceará

Barra do Ceará:

Localizada no bairro homônimo, É muito bem frequentada, talvez uma das praias mais bem frequentadas da cidade. É onde desagua o Rio Ceará, rio este que deu o nome ao estado e que, segundo historiadores, foi o local onde os europeus, mais precisamente Vicente Pizon, pisou em terras brasileiras muitos anos antes de Cabral desembarcar na Bahia. Existe inclusive um marco no local.