Fortaleza - Onde Comprar

Depende! O que você deseja? Separamos os locais por categoria, porém, você poderá encontrar o que você deseja em vários lugares. Lembranças, artesanato, coisa do Ceará são encontradas em vários lugares. Já roupas e demais confecções, nós fazemos indicação mais específica pelo fato desse lugar comercializar somente esse materia.

De Tudo Um Pouco

mercado centralPara o turista, a melhor pedida para fazer compras de lembranças como tapetes e outros acessórios com a frase "Lembrança de Fortaleza", artesanato seja em areia colorida ou outros produzidos específicamente no Ceará, rendas de bilros (chamado também de birros) ou outra categoria produzida pelas mulheres e bordados de todas as formas separadamente ou colocados em peças de roupas, castanhas de cajus e afins, é o Mercado Central e imediações.
No Mercado Central são encontrados produtos que você sequer sabe que existe, mas quando chega no local, depois de um passeio parando para saborear um caldo de cana (a famosa garapa), você vai se deparar com coisas que não pode deixar de levar para adornar a sua casa e provar que esteve onde todos deveriam cisitar um dia.

Porém, se você deseja comprar confecção, seja no atacado ou no varejo, bem ao lado do Mercado Central fica a Rua José Avelino. Lá você vai encontrar uma infinidade de modelos de confecção para crianças, mulheres e homens no preço que você não vai encontrar em nenhum outro lugar.

Feirinha da Beira-mar

feirinha da beira-marNa Feirinha da Beira-mar você vai encontrar de tudo um pouco. Artesanato, artes plásticas inclusive com o artista produzindo. Veja a sessão Artesanato, mas especificamente o ítem Areia Colorida para assitir o vídeo mostrando um artesão confeccionando uma peça de areia colorida.

Lá, além de um gostoso passeio sentindo a brisa à beira-mar, você vai estar no centro da cultura cearense entre peças de roupa, lembrancinhas de toda espécie, peças em couro, palha e outros materiais.

E ainda poderá, apenas atravessando a rua, assistir o show de um dos nossos humnoristas saboreando uma das delícias do Ceará e tomando uma água de côco ou uma cervejinha gelada.

Centro de Artesanato Luiza Távora

Centro de Artesanato Luiza TávoraÉ no Centro de Artesanato D. Luiza Távora que os artesões do Ceará, seja da capital ou do interior, expõem seus trabalhos para serem divulgados e comercializados.

Existem ônibus conveniados que, geralmente, partem em determinados dias e horários específicos de alguns hotéis ou locais da Beira-mar, para visita ao Centro de Artesanado D. Luiza Távora.

Uma das vantagens em visitar esse centro de artesanato, é que lá não se conhece somente o artesanato em sí. De alguma forma, conhece o artesão pessoalmente trabalhando em sua arte, ou sua história contada e mostrada pelas funcionárias do centro, que é mantido pelo governo do estado.