Esportes Radicais no Ceará

Esportes RadicaisDe agosto a dezembro, época conhecida como a Temporada dos Ventos no Estado, os amantes dos esportes radicais chegam de todos os lugares do mundo para desfrutar da adrenalina proporcionada por esportes como kitesurfwindsurf, asa delta e parapente.

Fortaleza:

Para os amantes dos esportes de aventura como surf, mergulho, windsurf, kitesurf e hobie cat, a capital cearense é um paraíso. Os ventos alísios que batem na costa, fazem do estado um dos melhores lugares do mundo para a prática de windsurf e kitesurf. A costa cearense oferece vários pontos favoráveis à prática de mergulho. A Pedra da Risca do Meio, a 10 milhas do Mucuripe é pródiga em cardumes de peixes e arraias a uma profundidade de 28 metros. Com saídas periódicas e aluguel de equipamento, são oferecidos serviços de mergulho com acompanhamento profissional.

Cariri:

Quem mora no Cariri, não usa as mãos apenas para erguê-las ao céus, mas também para aplaudir a natureza. A Floresta Nacional do Araripe -  FLONA, conhecida como "oásis do sertão", integra a grande Área de Proteção Ambiental - APA e proporciona aos seus visitantes contato direto com a fauna, trilhas ecológicas, balneários e banhos terapêuticos em piscinas naturais, com três trilhas totalmente sinalizadas e acompanhamento de guias especializados. O relevo do local é propício para a prática de esportes radicais.

Praias:

Graças aos ventos constantes, as praias do Litoral Oeste são excelente opção para a prática de surf, windsurf e kitesurf. As praias de Cumbuco, Taíba, Paracuru, Flecheiras, Icaraí de Amontada, Preá e Jericoacoara ganham o colorido e a beleza das velas e pranchas, pois são etapas certas de campeonatos Norte, Nordeste, Brasileiro e Mundial destas modalidades esportivas.
As ondas médias durante todo o ano possibilitam a prática de surf, sendo a região um pólo onde se realizam etapas de campeonatos profissional e amador deste esporte. O sandboard é outra mania que vem ganhando espaço nas dunas de Jeri e Paracuru.

Serras:

Vôo livre em Tianguá. No Sítio do Bosco, a 3 km do centro da cidade, estrutura de decolagem natural em grama e muito espaço para montar o equipamento. Rampa de vôo livre com área para camping e refeitório. Realizam-se campeonatos de vôo livre com a participação de pilotos do norte e nordeste. Do mirante descortina-se toda a estrada que corta a serra, a cascata e o sertão. Do Morro do Tarumã em Viçosa do Ceará, pode-se praticar o vôo com Asa Delta ou a prática do Parapente.