Esportes Radicais no Cariri

Quem mora no Cariri, não usa as mãos apenas para erguê-las ao céus, mas também para aplaudir a natureza. A Floresta Nacional do Araripe -  FLONA, conhecida como "oásis do sertão", integra a grande Área de Proteção Ambiental - APA e proporciona aos seus visitantes contato direto com a fauna, trilhas ecológicas, balneários e banhos terapêuticos em piscinas naturais, com três trilhas totalmente sinalizadas e acompanhamento de guias especializados. O relevo do local é propício para a prática de esportes radicais.

Esportes Radicais no Cariri?

Esportes no CaririO Cariri, que já é conhecido por suas romarias e manifestações culturais, agora disponta como o mais novo pôlo do turismo de aventura, que nos últimos anos começou a ganhar força e cada vez mais adeptos a prática de esportes radicais.

A região dispõe de uma vasta variedade de fauna e flora advindas da Chapada do Araripe, que abriga em sua formação geográfica, uma enorme variedade de opções para os amantes de aventura com práticas de trilhas, rapel, escalada, arvorismo, mountain bike e vôo livre.

Além dos atrativos de aventura da região, os turistas também podem explorar a memória dos antepassados com uma viagem à era dos dinossauros, visitando os geossítios do GeoPark Araripe ou se desafiando na dilapidação das pedras fósseis. Devido à forte influência dos estudos paleontológicos, o Cariri tem recebido um número crescente de turistas vindos de outros países como Portugal, Alemanha e África. Os visitantes encantam-se pela região não só pela abundância de cascatas e nascentes, mas pela floresta, clima acolhedor da região, sua cultura e história.

Visando ao crescimento ainda maior do potencial turístico, ecológico e de aventura da região, instituições como o SENAC e GeoPark Araripe, investem em cursos de formação de guias turísticos e de aventura. Também realizam o mapeamento e credenciamento dos pontos de visitação e rede hoteleira, a fim de garantir uma melhor segurança aos turistas que buscam desfrutar das belezas caririenses. Cidades como Crato, Nova Olinda, Santana do Cariri, Brejo Santo e Missão Velha são consideradas as melhores para a prática de ecoturismo e do turismo de aventura.

 Na região funcionam vários grupos que oferecem, tanto aos nativos quanto aos turistas, um vasto leque de práticas de esportes radicais e de exploração histórica e cultural. Grupos como Eco Bike’s, Iguanna (Esporte e Aventura), Cariri Voo Livre e GeoPark Araripe possuem guias especializados, com vasto conhecimento acerca da Chapada do Araripe e apaixonados por aventura, que podem oferecer aos visitantes uma inesquecível experiência no Cariri.

Lugares Atraentes:

Esportes de Rapel no CaririNova Olinda
Rapel e escalada na Pedra do Castelo. Rapel e escalada na Pedra da Furna, com trilha de 3 km, ida e volta.

Santana do Cariri
Trilha de 8 km, com fontes e águas ristalinas. Ponto para rapel, de 75 m, no Mirante do Vale dos Azedos.

Crato
Trilha do Belmonte, de 5 km a 20 km, passando por diversos mirantes. Roteiro das Águas, trilhas com banhos em fontes, cascatas e cachoeiras.

Barbalha
Roteiro das Águas, trilhas com banhos em fontes, cascatas e cachoeiras

.