Nasceu Valdecy Santos de Abreu na cidade de Tianguá no dia 21 de novembro de 1948. É professor, radialista, poeta, compositor e escritor.
Iniciou sua carreira de educador em 1962, como professor de um cursinho próprio. No início dos anos 70 lecionou no Ginásio Municipal de Tianguá. Posteriormente foi presidente da Comissão Municipal e supervisor de área do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) e coordenador do Movimento de Educação de Base (MEB). Foi o criador e diretor-geral da Educação e Cultura Escola de primeiro grau – EDUC, professor convidado da Universidade Estadual Vale do Acaraú, coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Tianguá (NTE) e diretor-geral do Centro de Educação de Jovens e Adultos professora Ofélia Portela Moita (CEJA).
Como radialista, trabalhou na Rádio Santana de Tianguá, sendo um dos primeiros locutores da emissora. Foi também criador e administrador do Projeto Barrocão, espaço privado destinado a atender a sociedade local, com shows, jogos de mesa, gastronomia, apresentações de teatro e festas.
Compôs, em 2005, o Hino Oficial de Tianguá. Desde 2014 ocupa a Cadeira Nº 1 da Academia Tianguaense de Letras e Artes (ATILA), cujo patrono é o Monsenhor Tibúrcio Gonçalves de Paula. Em 2015 recebeu o troféu "ABC de Tianguá", por seus trabalhos literários e por ter composto o hino da cidade.
Lançou em 2015, o livro "Antologia Poética - Poesias completas", uma coletânea de poesias inéditas e de livros já lançados, num total de quase 250 poesias.