Ubiratan Aguiar

Ubiratan Aguiar

Voltar

Nasceu Ubiratan Diniz de Aguiar na cidade do Cedro no dia 7 de setembro de 1941. É Professor, advogado e político. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) entre os anos de 1963-1967. Durante este período, atuou na presidência do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, propulsor do movimento estudantil da universidade.

Além disso, o ex-deputado também se especializou em Liderança de Reuniões de Debates pela Esso Brasileira de Petróleo, como técnico de Supervisão pelo Centro de Treinamento do Ceará em 1965, em Rendas Municipais pelo Ministério do Interior no Rio de Janeiro em 1972, na Concessão e Administração de Créditos Isolados e em Cálculos Financeiros Aplicados às Operações Ativas do SFH, na própria UFC, em 1974.

Em 2013, entrou como titular da Academia Cearense de Letras (ACL), ocupando a cadeira 29 do patrono historiador Paulino Nogueira. No mesmo ano, também já era membro da Academia Fortalezense de Letras e da Academia Cearense de Retórica. Em 2016 foi eleito pela ACL como presidente da entidade para o biênio de 2017-2018.

Já aposentado, Ubiratan teve sua vida contada na obra Ubiratan Aguiar – Pelas Sendas do Tempo, de autoria da jornalista e biógrafa Luiza Helena Amorim, publicada em setembro de 2018.