Socorro Acioli

Socorro Acioli

Voltar

Nasceu Socorro Acioli em Fortaleza no dia 24 de fevereiro de 1975. É escritora, Doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (2010), Mestre em Literatura (2004) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Seu primeiro experimento na literatura foi o livro O Pipoqueiro João. O trabalho foi escrito e publicado quando tinha ainda oito anos de idade, pela Nação Cariry Editora, do cineasta Rosemberg Cariry. Foi bolsista da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique.

Em 2001, durante o curso de jornalismo, retornou às letras com a biografia de Frei Tito de Alencar Lima. O livro, intitulado Frei Tito, foi publicado pelas Edições Demócrito Rocha na coleção Terra Bárbara. Em 2003 lançou, pela mesma editora e mesma coleção, a biografia de Rachel de Queiroz, escrita a partir de pesquisas e entrevistas com a autora.

A partir de 2004, Socorro Acioli começou a escrever e publicar livros infanto-juvenis. Estreou com Bia que tanto lia - uma história dos livros para crianças, pelas Edições Demócrito Rocha.

Em 2006 foi a única brasileira selecionada para a oficina de roteiros Como contar um conto, ministrada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez (Prêmio Nobel de Literatura de 1982), na Escuela de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Em 2007, ganhou a bolsa de pesquisa da Biblioteca de Munique, na Alemanha, onde morou por dois meses.

Em 2009, foi convidada pelos Centro Culturais das Embaixadas do Brasil em La Paz, Bolívia e em Praia, Cabo Verde, para proferir palestras sobre sua obra e seminários sobre Literatura Brasileira. A obra da autora é representada pela Agência Riff para o Brasil e exterior.

Seu romance A Cabeça do Santo foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras, na Inglaterra pela Hot Key Books, nos Estados Unidos pela Dellacorte Press e na França pela Editions Belleville.