Rouxinol do Rinaré

Rouxinol do Rinaré

Voltar

Nasceu Antonio Carlos da Silva na cidade de Banabuiú, Ceará, no dia 28 de setembro de 1966. É escritor e poeta cordelista. É pai da também cordelista Julie Ane Oliveira.

Passou parte de sua infância no sertão do Ceará, e outra parte em Pindaré-Mirim, Estado do Maranhão. Mudou-se nos anos 90 para Pajuçara, distrito de Maracanaú, e fundou SOCIARTE e os periódicos literários A Porta Cultural dos Aletófilos e O Benemérito, com a colaboração de outros amigos e poetas. Figura entre os membros da Academia Brasileira de Cordel e da Sociarte (Sociedade dos Amigos de Rodolpho Theóphilo).

Poeta cordelista, com mais de 80 títulos publicados, entre cordéis e livros. Premiado várias vezes, já teve seu trabalho citado nos principais jornais e revistas do Brasil, e também na França, nas revistas Latitudes, Quadrant e Infos Brèsil. Sua versão em cordel de O Alienista de Machado de Assis (Nova Alexandria, São Paulo) foi adotado em projetos da Biblioteca Nacional e das escolas de Belo Horizonte e, em 2013, fez parte do catálogo de Literatura das Feiras de Frankfurt, na Alemanha, e Bolonhas, na Itália.

É coautor, com Arlene Holanda, de Cordel: criar, rimar e letrar, livro selecionado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para o projeto Livros na Sala de Aula. A sua obra é citada em mais de 10 trabalhos acadêmicos, entre teses e monografias. Rouxinol do Rinaré atua também como revisor e ministrante de oficinas de Cordel.

Fã de histórias em quadrinhos, criou cordéis inspirados em séries da italiana Sergio Bonelli Editore, o primeiro poema foi publicado em Tex #504 da Mythos Editora, em parceria com o fã-clube Confraria Bonelli, publicou os cordéis "Leituras de Dylan Dog" e "Nas Pegadas de Dampyr", os cordéis tiveram tiragem limitada e foram distribuídos de forma gratuita.