Moacir C. Lopes

Moacir C. Lopes

Voltar

Nasceu Moacir Costa Lopes na cidade de Quixadá no dia 11 de junho de 1927, e faleceu no Rio de Janeiro no dia 21 de novembro de 2010. Era um escritor. Órfão aos dois anos, passou a morar com os tios entre Baturité e Fortaleza.

Ingressa na Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará em 1942. Na Marinha, especializa-se em tática anti-submarina e radar. Viaja por toda a costa brasileira e por vários países como Uruguai, Paraguai, Argentina, República Dominicana, Cuba e Estados Unidos. Em todos os navios em que servia criava uma biblioteca com doações. Entusiasma-se pela literatura e escreve diariamente.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 18444 e em 1946 Luís da Câmara Cascudo lhe sugere escrever sobre a vida dos marinheiros. Inicia seu romance Maria de cada porto, que foi publicado em 1959, que lhe rende os prêmios Coelho Neto da Academia Brasileira, e Fábio Prado da União Brasileira de Escritores.

Em 1964 publicou romance A ostra e o vento, que despertou grande interesse no meio acadêmico. Em 1976, a História de Marcela foi publicado junto com a novela Relato de um náufrago, de Gabriel Garcia Marquez. Em 1997 o seu romance A ostra e o vento é daptado para o cinema, tendo como diretor Walter Lima Júnior, recebendo o mesmo título. Em 2000, este romance foi traduzido para o italiano com o nome L'ostrica e il vento por Gian Luigi De Rosa.

Participou, como colaborador, da Enciclopédia Delta Larousse. Fez traduções do Inglês. Lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Faculdade Hélio Alonso. Em 1969 fundou a Editora Cátedra

Em 1978, foi organizado um Simpósio sobre toda a sua obra na Universidade do Arizona que contou com sua presença. Em 2000, a Casa de Cultura Lima Barreto e o Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro publicaram o livro "Moacir C. Lopes e sua obra: 40 anos de literatura", que, além de informações biográficas, reúne comentário de críticos diversos sobre sua obra.