Henriqueta Galeno

Henriqueta Galeno

Voltar

Nasceu Henriqueta Galeno em Fortaleza no dia 23 de fevereiro de 1887, e faleceu em Fortaleza no dia 10 de setembro de 1964. Foi professora, escritora e advogada.

Henriqueta Galeno era filha de Juvenal Galeno da Costa e Silva, escritor e poeta cearense, e de D. Maria do Carmo Cabral Galeno. Fez os seus estudos iniciais no Colégio da Imaculada Conceição e no Liceu do Ceará, graduando-se em Direito pela Faculdade de Direito do Ceará em 1918, desempenhando a partir de então a função de fiscal federal do ensino médio, cargo em que se aposentou.

Em 1919 fundou e dirigiu o Salão Juvenal Galeno, que em 1936 passou a se chamar Casa de Juvenal Galeno. Sob sua orientação, foi o principal centro de desenvolvimento cultural do Ceará; ali foram criados e instalados o Centro de Estudos Juvenal Galeno, a Ala Feminina e a Editora Henriqueta Galeno, em homenagem à escritora.

Foi secretária do pai, cego, enquanto viveu, lendo para ele livros, revistas e jornais diários. Foi professora da Escola Normal e no Liceu. Representou o Ceará no 1° Congresso Feminista, reunido no Rio de Janeiro sob a presidência de Bertha Lutz. Foi também uma voz ativa na luta para que a mulher brasileira tivesse direito ao voto.