Gilmar de Carvalho

Gilmar de Carvalho

Voltar

Nasceu Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho na cidade de Sobral no dia 30 de agosto de 1949, e faleceu em Fortaleza no dia 17 de abril de 2021. Foi professor, escritor, jornalista, publicitário e pesquisador da cultura cearense. Autor de mais de 50 livros e referência nacional na área de tradições e culturas populares.

Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) no ano de 1971, e em Comunicação Social no ano de 1972 pela mesma Universidade. Depois fez mestrado em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo onde concluiu em 1991, e doutorado em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) concluído em 1998.

Foi professor do Departamento de Comunicação Social de 1984 a 2010 da Universidade Federal do Ceará (UFC). Aposentado como Professor Associado Nível 2, em fevereiro de 2010.

Como pesquisador, trabalhou com as relações entre a Comunicação e a Cultura. Desenvolveu pesquisas e atividades de ateliês xilográficos da região do Cariri como a Lira Nordestina, em Juazeiro do Norte, acompanhando a produção de várias edições de livros de cordel, álbuns de gravuras e matrizes.

Iniciou em 2009 a doação de seu arquivo pessoal ao Acervo do Escritor Cearense (AEC), da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC. São livros, documentos, fotografias, correspondências, reportagens e manuscritos referentes à memória de importantes nomes da cultura cearense.

Morreu devido às complicações de Covid-19 em 17 de abril de 2021, em Fortaleza. Em 2021, lançaria o livro “Poéticas da voz - Aboios, benditos, cantoria, cordel, emboladas, loas, saraus, torém, trovas".