Fran Martins

Fran Martins

Voltar

Nasceu Francisco Martins na cidade de Iguatu no dia 13 de junho de 1913, e faleceu em Fortaleza no dia 29 de junho de 1996. Foi advogado, jurista e membro da Academia Cearense de Letras.

Estudou no Ginásio do Crato, Liceu Maranhense e Colégio Cearense. Ingressou na Faculdade de Medicina de Pernambuco, onde não teve condições econômicas para manter-se até o seu retornou ao Ceará onde fez o curso da Faculdade de Direito, bacharelando-se em 1937. Participou desde os tempos de estudante da vida associativa e cultural, tendo sido um dos idealizadores e fundadores do Grupo Clã, um movimento literário modernista da década de 1940. Jornalista, exerceu funções de Redator dos jornais “A Esquerda”, “Pátria Nova”, “A Nação”, “A Rua” e “O Estado” além de colaborar em inúmeras revistas e periódicos da Amazônia, do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. Seu foco foi Romancista, contista e jurista de nomeada.

Foi Professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. (UFC) e Catedrático da Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará. Suas obras contribuíram significativamente para a construção do Direito Comercial, inclusive antecipando os muitos problemas, e soluções, para questões envolvendo cartão de crédito.

Na qualidade de cientista do Direito, ultrapassou barreiras e fixou as balizas de perspectivas futuras, atemporais, com o determinismo de uma memória do Direito comercial brasileiro. Embora seja um jurista conhecido por suas ideias precisas e claras, Fran Martins é autor de expressividade literária, incluindo crônicas, novelas e contos.

Membro do Instituto do Ceará, da Academia Cearense de Letras na cadeira n° 5, com patrono de Pápi Júnior, da Associação Cearense de Escritores, da Associação Cearense de Imprensa e outras.

Comunidade