Elói Teles de Morais

Elói Teles de Morais

Voltar

Nasceu Elói Teles de Morais na cidade do Crato no dia 19 de abril de 1936, e faleceu no dia 9 de outubro de 2000. É radialista, escritor, advogado, jornalista e folclorista. Formado em Direito pela Universidade Vale do Cariri, era também funcionário do Ministério da Agricultura.

Dentre outras atividades, foi fundador da Academia de Cordel do Crato, do Conselho do Juizado de Menores, diretor do Departamento Municipal da Cultura (dirigindo os museus, biblioteca e banda de música popular) e Fundação Cultural de Figueiredo Filho. Foi membro do Instituto Cultural do Cariri, Grupo Teatral de Amadores Cratenses, presidente da Liga Cratense de Desportos Amadores e da Crônica Carnavalesca do Crato.

Apresentador do programa Coisas do Meu Sertão, especializado em poesia matuta e veiculado diariamente, por mais de 30 anos, na rádio Araripe e, depois, na Rádio Educadora do Cariri.

Destacou-se, também, como folclorista, sendo um dos grandes incentivadores das manifestações da cultura popular do Cariri Cearense, como as bandas cabaçais, reisados, maneiro-pau e literatura de cordel, aliás, foi o fundador e primeiro presidente da Academia de Cordelistas do Crato.