Eduardo Studart

Eduardo Studart

Voltar

Nasceu Eduardo Guilherme Osvaldo Studart em Fortaleza no dia 21 de outubro de 1863, e faleceu no Rio de Janeiro no dia 3 de setembro de 1955. Filho do cônsul britânico John William Studart e de D. Leonísia de Castro Studart, cursou o Colégio São José, da Bahia, matriculando-se depois na Faculdade de Direito de Recife por onde se bacharelando-se no dia 23 de novembro de 1886.

Exerceu vários cargos na magistratura e no Ministério Público do Ceará, Maranhão e Piauí.

Em Fortaleza lecionou Direito Comercial e Economia Política, na Escola de Comércio anexa ao Liceu do Ceará, foi procurador geral da Santa Casa, Cônsul da Bélgica, Diretor do Congresso de Ciências Práticas e um dos organizadores da Associação Comercial.

Desempenhou os mandatos de Deputado Estadual e Deputado Federal. Nomeado Juiz Federal, durante alguns anos esteve no exercício dessas relevantes funções, sendo depois aposentado.

Jornalista, colaborou na imprensa cearense e carioca, escrevendo a respeito de assuntos políticos e literários. Era pai de Mário Studart, um talento promissor, desaparecido no verdor dos anos.

Obras principais:

Continuas a viver... (dedicado à memória de seu filho Mário Studart) e vários artigos de colaboração em revistas e jornais.

Comunidade