Drumond da Costa

Drumond da Costa

Voltar

Nasceu Antônio Luís Drumond da Costa no estado do Ceará (data desconhecida) e faleceu na cidade de Manaus, estado do Amazonas (data desconhecida). Filho do Major Joaquim José da Costa e de D. Ana Isaura Drumond da Costa, formou-se em Direito pela Faculdade de Recife no ano de 1890.

Exerceu em 1897 as funções de professor interino de Francês do Liceu do Ceará e, na mesma época, as funções de Juiz Substituto de Milagres. Redatoriou o jornal político ‘O Norte’, de Fortaleza, com Martinho Rodrigues, João Oton, Gonçalo de Lagos, Justiniano de Serpa, Alves Lima e Pedro Gomes da Rocha.

Antônio Bezerra o considerou, em "O Ceará e os Cearenses", um dos vultos preeminentes do jornalismo conterrâneo. O bem feito primo-editorial da poliantéia dedicada a Oliveira Sobrinho, publicada em 1897, é de sua lavra.

No Amazonas, para onde se transferiu, foi Auditor de Guerra, Juiz Municipal de Humaitá, Procurador Seccional da República, Consultor Jurídico da Chefatura de Polícia e colaborador do periódico intitulado ‘Comércio de Manaus’. Em 1937 esteve em visita à capital cearense, merecendo honrosas referências da imprensa local.

Obras principais:

Razões (na ação que propôs contra a União em defesa de seus direitos) e vários artigos de colaboração em jornais e revistas.

 

Comunidade