Dimas Macedo

Dimas Macedo

Voltar

Nasceu Dimas Macedo na cidade de Lavras da Mangabeira no dia 14 de setembro de 1956. Escritor, professor, jurista e membro da Academia Cearense de Letras.

Filho de José Zito Macedo, o poeta Seu Zito Lobo, iniciou seus estudos na sua cidade natal no Grupo Escolar Filgueiras Lima e no Colégio São Vicente Ferrer. Em Fortaleza estudou no Colégios Joaquim Albano e João Hipólito de Azevedo e Sá. Bacharelou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em agosto de 1981. Fez Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1987, e Livre-Docente em Direito Constitucional no ano de 2012.

Foi professor de Direito Constitucional e Chefe do Departamento de Direito da UNIFOR. Professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). É, nessa data, Procurador do Estado do Ceará.

Como escritor, pesquisador, ensaísta e jurista, tem artigos literários, culturais e científicos publicados em jornais e revistas nacionais, destacando-se, no Ceará, como articulista dos jornais O Povo, Tribuna do Ceará e Diário do Nordeste.

Como ensaísta e crítico literário, integra o conselho editorial de vários jornais e revistas culturais. Poeta, cuja poesia apresenta uma acentuada tonalidade lírica e telúrica, muitos dos seus poemas e textos literários foram vertidos para o inglês e espanhol e publicados em Portugal, Espanha, Inglaterra, Argentina e Estados Unidos.

Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 19 de outubro de 1989, aos 32 anos, ocasião em que foi saudado pelo acadêmico Sânzio de Azevedo. Ocupa a vaga deixada pelo poeta José Valdivino de Carvalho, cujo patrono é o historiador Guilherme Studart (Barão de Studart). Participou da diretoria da ACL como secretário e membro do conselho fiscal. Participa também da Associação Brasileira de Bibliófilos.

Como constitucionalista e teórico do Direito, é autor de diversos livros publicados por grandes editoras do Brasil.

Comunidade