Coronel Silvino

Coronel Silvino

Voltar

Nasceu José Silvino da Silva na cidade de Guaiúba no dia 11 de maio de 1917, e faleceu em Fortaleza no dia 22 de maio de 1984. Foi policial militar, professor, escritor e advogado.

Em 1946 morre José Inácio de Carvalho, um ativista político de Boa Viagem gerando instabilidade no município. Para garantir a lei e a ordem, o então Tenente da PM assume a prefeitura sob intervenção política em Boa Viagem de 28 de novembro de 1946 a 4 de maio de 1947.

Em 27 de abril de 1959 participou como um dos membros da comissão que definiu o Brasão de Armas da Polícia Militar do Estado do Ceará (boletim do Comando-Geral nº 95, de 27 de abril de 1959). Foi o coronel Silvino que buscou auxílio ao Ministério da Guerra. O chefe do gabinete fotocartográfico do Exército Brasileiro da época, enviou a proposta que fora aceita pela comissão.

Em homenagem por ter sido Diretor de Ensino da Academia da Polícia Militar Edgar Facó, todo praça da ativa ou reserva que desempenhar as funções de Instrutor e Monitor, por mais de dois anos, recebe uma barreta de Ensino e Instrução com a efígie do Coronel José Silvino da Silva.