Adolfo Luna Freire

Adolfo Luna Freire

Voltar

Nasceu Adolfo Frederico de Luna Freire na cidade de Recife, Estado de Pernambuco no dia 29 de agosto de 1864, e faleceu no Rio de Ja- neiro no dia 23 de setembro de 1953. Foi Médico, diplomado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1887. A sua tese de doutoramento, que teve por título ‘Estudo Clínico da Diátese Fibrosa’, foi aprovada com distinção. Chegou à Capital cearense a 22 de março de 1887,

Aqui, no Ceará, se entregou ao exercício da sua profissão e assumiu o cargo de professor de Ciências Naturais da Escola Militar. Como seus irmãos Adelino Filho, Antônio Tomás e Júlio Augusto, bacharéis de notório brilho intelectual, era um homem de valor, havendo sido considerado pela ‘Gazeta do Norte’, edição de 14 de novembro de 1887, "ilustre clínico e talento de grandes esperanças’. Nas colunas desse jornal escreveu uma série de artigos intitulados ‘A Transfusão de Sangue’, a propósito de um caso de gangrena senil, tratado pelo Dr. Meton de Alencar, com quem manteve então polêmica, servindo-se o último das páginas do ‘Cearense".

Na Academia Cearense teve brilhante atuação, fazendo parte de importantes comissões e discutindo assuntos científicos nas suas sessões ordinárias. Transferindo-se em 1901 para a metrópole brasileira, lá exerceu o magistério como docente livre de Clínica Médica da Faculdade de Medicina e professor de Higiene da Escola Normal, foi médico do Hospital D. Pedro II e do Hospital da Gamboa, Sanitarista da Diretoria de Saúde Pública, colaborando com Oswaldo Cruz no combate à febre amarela, Membro Titular Emérito da Academia Nacional de Medicina, redator do Brasil Médico e presidente da Associação de Funcionários Públicos Civis.

Em 1918 fêz parte, com o posto de coronel, da Missão Médica Militar enviada pelo Brasil à Europa em guerra, obtendo as condecorações Pro Labore e Medalha de Honra, por devotamento. Durante a epidemia da gripe, foi distinguido com convite para dirigir o Hospital de Bordeaux, demonstrando nessa chefia grande capacidade e dedicação.

Obras principais:
Estudo Clínico da Diátese Fibrosa;
A Hipermegalia Hepática;
Me- ningite Secundária, consecutiva às eólicas do Recife;
Algumas Considerações sobre a Patologia Nervosa;
Sobre um Caso de Hemi-Espasmo Facial;
Contra a Horríeopatia;
Lição de Clínica Médica;
ilhos de Alcoólatras;
Estudos sobre o Câncer;
Semiótica do Espaço Semilunar de Traube.

Comunidade