Aderaldo Castello

Aderaldo Castello

Voltar

Nasceu José Aderaldo Castello na cidade de Mombaça no dia 2 de outubro de 1921, e faleceu em São Paulo no dia 9 de dezembro de 2011. Foi escritor, professor universitário e pesquisador. Estudioso da literatura brasileira. Estudou a literatura do período colonial, o modernismo e o romance do nordeste, entre outros temas, buscando revelar e preencher claros importantes.

Mudou-se para a cidade de São Paulo decidido a fazer direito, mas as aulas de literatura no cursinho pré-vestibular foram tão impactantes que decidiu cursar letras. Formou-se em Letras Clássicas nos anos 40 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP). Deu aulas no Mackenzie e, logo depois, começou a lecionar na Universidade de São Paulo (USP), onde permaneceu até o fim da carreira.

De 1957 a 1980, Castello pesquisou profundamente o movimento academicista, o que resultou na publicação de 17 volumes de documentos. De meados dos anos 60 até 1981, dirigiu o Instituto de Estudos Brasileiros de São Paulo (IEB), que fora fundado por Sérgio Buarque de Holanda, foi membro do Conselho Estadual de Cultura de São Paulo e da Comissão de Avaliação dos cursos de pós-graduação em Letras e Lingüística/CAPES, nos dois primeiros biênios de sua instalação.