Espanta

Espanta

David Alves Cunha de Araújo, mais conhecido como David Cunha ou Espanta, nasceu em Mossoró em 18 de novembro de 1957 e faleceu em Assu em 24 de novembro de 2006. Foi eleito pela Globo Sat um dos dois melhores humoristas do Brasil, em 1997, em um concurso com revelações do humor. Vencedor do Segundo Festival de Piadas do Show do Tom, também foi eleito o melhor humorista do Rio Grande do Norte, pela imprensa potiguar. Participou da Escolinha do Professor Raimundo e foi o maior vencedor da Batalha dos Humoristas, quadro do Show do Tom, pois sempre que participou foi o maior pontuador.

No primeiro ano de carreira, em 1991, estreou na tv com o programa Bastinha Proceis, no Rio Grande do Norte, ficando ao ar por 1 ano e 7 meses. Espanta era apontado por muitos humoristas como o melhor intérprete de piadas do Brasil. Dentre esses humoristas, Marilac Futrica (Renê Duarte), Biba (Amadeu Maia) e Aurineide Camurupim (campeã de uma das edições do Festival de Piadas do Show do Tom). Todos esses, cearenses. Espanta era potiguar (RN). Seu personagem mais famoso foi o Pudim de Cana.

Morte:

David Cunha faleceu no auge de sua carreira profissional, dois dias após suas últimas gravações no Show do Tom, da Rede Record, onde assinou contrato e seria personagem definitivo do programa. Foi vítima de um acidente de carro, por volta das 17:00, a 40 quilômetros de Mossoró. Faria um show em Mossoró, à noite. Faleceu seis dias após completar 49 anos de idade. Três dias após seu primeiro show, realizado em Natal, foi entrevistado por Jô Soares. Pôs o humorista Nairon Barreto, o famoso Zé Lezin, pra abrir seus shows em Natal. David Cunha produziu, antes, cerca de 26 shows do Zé Lezin. A última temporada vespertina da Escolinha do Professor Raimundo, de Chico Anysio, contou com a presença do bêbado Mário Manguaça (o Pudim de Cana). Foi por indicação de David Cunha que o Zé Lezin chegou à Escolinha.

David Cunha interpretando o "Espanta" fazia a maioria das suas apresentações no Ceará (estado onde morava) e no Rio Grande do Norte, mas em 2006, vinha fazendo uma média de quase um show por semana em São Paulo (capital) e faleceu antes de poder realizar os shows já agendados em capitais como Recife e Belo Horizonte. Em todo o país, ficou muito mais famoso após a sua morte. No nordeste, norte e centro-oeste por causa de um vídeo pirata filmado no Centro de Convenções de Recife, num show fechado aos funcionários de uma empresa; e no restante do Brasil, devido aos seu vídeos no youtube e também a dvd´s piratas.