Maestro Poty

Maestro Poty Fontenele

Nasceu Potiguar Fernandes Fontenele, em Viçosa do Ceará, no dia 18 de junho de 1961. É um Maestro Regente, Professor e compositor cearense (veja Resumo Final).

Licenciado em Música e Especialista em Gerontologia. Começou suas atividades musicais como coralista da Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE) e músico do Grupo Inhamuns com Liduino Pitombeira.

Foi integrante dos corais das Universidades Federal do Ceará (UFC) e Estadual do Ceará (UECE), do coral Divina Música e do Grupo de Tradições Cearenses (GTC), com o qual fez várias apesentações em Encontros Folclóricos no Brasil e na Europa (Confolens na França, Friburgo na Suíça e em Catalunya na Espanha).

Fez vários cursos e seminários sobre Educação Musical, Regência e Ambientação Coral. dentre outros, estudando com Professores e/ou Maestros Yoko Feldman, Samuel Kerr, Carlyle Weiss, Ernani Aguiar, Nelson Matias, Reinaldo Puebla, Swingle Singers, Eric Westberg, Padre Pedro Ferreira e Orlando Leite.

Foi fundador e regente dos Corais do Centro Educacional Júlia Jorge e da Caixa Econômica Federal (CEF). Regeu os Corais da Teleceará, Cia Docas do Ceará, Petrobrás-Asfor, BR Distribuidora, Banco do Nordeste do Brasil (BNB Club), Creche Vila, CEMEC, Banco do Estado do Ceará (BEC), Universidade Sem Fronteiras (UNISF), Fábrica Fortaleza e Canto Encontro.

Participou de vários Encontros Coralísticos em diversas capitais do País, bem como dos VI, VII e IX Painéis FUNARTE de Regência Coral (Vitória em 1986, Cuiabá em 1987 e Goiânia em 1989), na qualidade de Regente.

Foi Fundador e primeiro presidente da Federação Cearense de Coros e membro da Diretoria da Confederação Brasileira de Coros (CBC), tendo secretariado duas assembléias (Porto Alegre em 1986 e Recife em 1989).

Foi aluno (Estradas) e posteriormente professor da ETFCe, hoje IFCe (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia). É professor concursado da UFC e da UECE, da qual foi também eleito chefe do departamento de Artes em 1996, membro do Conselho Universitário - Consu (1997/1998) e vice-coordenador do Departamento de Artes da UECE.

Fundou e rege o Coral Vozes de Outono, anteriormente chamado de Universidade Sem Fronteiras (UNISF), no qual desenvolveu um trabalho voltado para a terceira idade.

Autor da monografia "Um Coral para Idosos: Qualidade Vocal e Auto-Estima", realizou tournée pela Argentina - Tucuman, Córdoba e Mendonza, onde participou do TINKUY CANTO: Primer Encuentro Internacional de Coros de la Tercera Edad. Em 1998 participou com o Coral Vozes de Outono no congresso Internacional de Universidades de Terceira Idade, AIUTA, na cidade de Schwabisch na Alemanha, apresentando também nas cidades alemãs de Giengen e Leuthrich, e na Itália em Maderno.

É fundador e regente do Grupo Vocal Porta-Voz desde 1987, Coral vencedor de vários prêmios nacionais e considerado um dos deezesseis melhores corais do Brasil por oito anos consecutivos (CBC), com concertos realizados em 1997 e 1998 na Alemanha, Itália, Argentina e Chile. Em 2002, com o Coral Vozes de Outono, realiza nova tournée por Portugal (Lisboa, Coimbra e Porto) e Espanha (Barcelona e Madrid).

É arranjador vocal e produtos de CDs, tendo gravado aproximadamente 300 CDs, em sua maioria no Som-Zoom Studio de Fortaleza no peródo de 1993 a 2001, destacando-se os trabalhos com Genival Lacerda, Pinduca, Marines, Franck Aguiar, Waldonis e Mastruz com Leite.

Exerceu o cargo de Assessor Técnico da Secretaria de Cultura em 2003 e 2004 e de Diretor Executivo do IEPRO (Instituto de Estudos, Projetos e Pesquisas) da UECE, no período de 2004 a 2006. Fundou e rege atualmente a Orquestra Villa-Lobos (50 integrantes), New Orleans Jazz Band e Big Band Show.

Em Resumo:

FORMAÇÃO/TÍTULOS/HOMENAGENS
Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará
Especialização em Gerontologia Social – Universidade Estadual do Ceará
Direito - Universidade de Fortaleza (em curso)
Medalha Mérito Cultural – UECE 30 Anos
Personalidade Benemérita de Guaramiranga
Personalidade homenageada Mercadinhos São Luiz, “Me acostumei com você“
Título de Cidadão de Fortaleza

ATIVIDADES EXERCIDAS
Carreira iniciada como cantor/coralista em 1978
Compositor, arranjador e produtor musical, tem mais de 270 CDs e Vinis gravados;
Foi professor de música da ETFC/CEFET/Ce;
Chefe do Departamento de Artes da Universidade Estadual do Ceará –UECE;
Vice-Coordenador do Curso de Música (UECE);
Vice-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso;
Diretor Executivo do IEPRO - Instituto de Estudos, Projetos e Pesquisas da UECE;
Coordenador da Expo Ciência da 56 SBPC – Fortaleza
Coordenador do Projeto Bandas/FECOP - Instalação de 29 Bandas em municípios Cearenses;
Júri de Festivais de música (Globo (Seletiva Fortaleza), Camocim, FEMACO (Maranhão);
ENCORAMA (Maceió), Marco Marcelino (Pará), Grupo Meio Norte (Piauí);
Membro do Conselho Universitário (UECE);
Criou os Corais da Caixa Econômica Federal. CEMEC, UNISF, CNEC, Fábrica Fortaleza e BNB; Regeu os Corais: Petrobrás, Cia. Docas, BR Distribuidora e BEC, Centro Humanidades - UECE;
Assessor de Relações Interinstitucionais – Pro-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa(UECE);
Assessor/Consultor Técnico da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará;
Assessor da Direção do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará
Prefeitura Municipal de Guaramiranga - Secretário de Cultura, Turismo e Empreendedorismo;

ATIVIDADES ATUAIS
Universidade Federal do Ceará - Curso de Arte Dramática - Vice-Coordenador;
Universidade Federal do Ceará - Curso de Arte Dramática - Professor de Coro Cênico - Música;
Universidade Estadual do Ceará - Curso de Música - Professor de Regência-Orquestração-Coral;
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Membro;
Regente dos Corais Porta Voz e Vozes de Outono;
Diretor musical e Maestro dos grupos: Orquestra Villa Lobos (45 componentes);
New Orleans Jazz Band, Ensemble Santa Cecília e Maestro Poty Big Band Show (25 músicos).
Coordenador musical do Natal de Luz – CDL – Fortaleza

PRINCIPAIS GRAVAÇÕES/PRODUÇÕES – REGIDAS, PRODUZIDAS E PARTICIPAÇÕES
Orquestra de Giengen – Alemanha, Corais: de Câmara do Ceará, Fábrica Fortaleza, Coelce, Porta Voz, Petrobrás, Natal CDL, Coletânea UECE, Pinduca, Genival Lacerda, Marinês e Sua Gente, Mastruz com Leite, Mel com Terra, Aquarius, Cavalo de Pau, Daniela Montezuma, Ricardo Bacelar, Cais Bar e Paulo José, Orquestra regida para show de Ivan Lins e Nelson Ayres

ALGUMAS PREMIAÇÕES
I Coratel – Fortaleza – Ce - Coral Revelação;
Festival Maranhense de Coros - Júri Técnico e Popular; Brasil Cantat – Confederação Brasileira de Coros (16 melhores Corais do Brasil) - Novo Hamburgo/RS, 92 – Belo Horizonte/MG, 94 – Criciúma/SC, 96 – Recife/Pe); Poesia e Fotografia (TELECEARÁ - 1988).

EVENTOS INTERNACIONAIS – GRUPOS/ORQUESTRA/CORAIS (1982 – 2016)
Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça, Argentina e Chile.

PRINCIPAIS PALESTRAS/CONSULTORIAS
Caixa Econômica Federal no Ce, Pi, Ma, Pb e DF, Secretaria de Ação Social – CE, Colégio Farias Brito, RV Consultoria (Sebrae, Ypioca), Univ. Federal de Santa Maria - RS, Sindipostos Ceará, CIEP, SAGA Nordeste, SVM/Rede Globo, Mastruz com Leite, Prefeitura de Fortim e outros.

O Maestro Regendo sua orquestra