Adelson Viana

Adelson Viana

Adelson Viana, nasceu em Fortaleza, no dia 25 de fevereiro de 1971. É um compositor, acordeonista, pianista, arranjador e produtor musical cearense. Em Fortaleza, onde mora até hoje, Adelson Viana é considerado por muitos um dos maiores acordeonistas do país. Sua família é de músicos, e desde que começou a se aventurar como instrumentista, logo de cara quis tocar acordeom. Tendo seu pai, José Viana, como grande mestre, Adelson tocou por um longo tempo com o conterrâneo Raimundo Fágner, mas já dividiu o palco com outros músicos importantes, como Dominguinhos, Lenine, Naná Vasconcelos e Zeca Baleiro. Dono de um estúdio de gravação em Fortaleza, Adelson, além de exemplo, é um grande incentivador de sanfoneiros da nova geração. Foi ele, por exemplo, que indicou o jovem e talentoso Michel Marks para tocar na banda de Fágner. Adelson é um músico com múltiplos recursos, que passeia por diferentes caminhos da sonoridade brasileira, sempre baseado nos ritmos nordestinos, como o xote, o baião e o frevo.

É presença certa nos palcos de outros artistas cearenses tais como, Fausto Nilo, Raimundo Fagner, Ednardo, Belchior entre muitos outros.

É proprietário do Estúdio Vila de onde saíram muitos discos de diversos artistas cearenses onde, além da gravação, também fez o arranjo de muitas canções. Uma de suas virtudes.

Discografia:

Acordeom Brasileiro (2005)
Na Pisada que Todo Nordestino Gosta (2007)
Da Cidade ao Sertão (2009)
Instrumental Ao Vivo (2010)
Duo Dobrado com Nonato Luiz (2010)
Música Popular Nordestina (2011)
O Nordeste nas Canções de Luiz Gonzaga (2013)
Acordeom Brasileiro Vol. II (2015)
Pra Ser Feliz (2016)


1. Pout-Pourri Instrumental

2. Nem Doeu

3. Forró das Crianças

4. Apanhei-te Cavaquinho