Renato Aragão

Renato Aragão

Nasceu Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935 na cidade de Sobral, Ceará. Filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. O Primário, Ginásio e Colegial foram concluídos em Fortaleza.

Formado Oficial do Exército - 2º Tenente de Infantaria - formado pelo CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva). em 1955 e Advogado pela Universidade Estadual do Ceará em 1961.

Ainda estudante de Direito, em 05/09/1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam sido dados como mortos, pelo rádio. A muito custo conseguiram voltar para Fortaleza.

Recebeu o Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro conferido pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 1980. Título de Personalidade Ilustre do Estado do Rio de Janeiro concedido pela Câmara Municipal do Estado do Rio de Janeiro por relevantes serviços prestados à população em 1982.

Representante Especial da UNICEF para as crianças brasileiras - Embaixador da UNICEF - título concedido pelas Organizações das Nações Unidas em 1991 (até a presente data).
Condecorado pelo Chanceler da Ordem do Rio Branco - admissão na ordem de oficial - título concedido pelo ministério das Relações Exteriores em 1994.
Condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Educativo - no grau de oficial - por indicação do Ministério da Educação e do Desportos em 1994.
Título de Cidadão Paulistano concedido pela Câmara Municipal de São Paulo em 1995.